Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

Alternativas viáveis para impedir o racionamento de eletricidade no Brasil

André Schweitzer – Economista

Fevereiro/2012

Que o Brasil continua com a ameaça de racionamento de energia em proporções semelhantes ao fenômeno ocorrido no período 2001-2002 fica cada vez mais claro com as estatísticas econômicas e setoriais no país.

Em primeiro lugar, não podemos deixar de considerar a atual estrutura setorial, que dispondo de vários recursos, para mudar este cenário. Entretanto estamos avançando lentamente diante das condições destacando principalmente as fontes de recursos na geração de energia limpa e renovável. Se avançarmos com a estabilidade econômica, retardamos no setor elétrico, estamos investindo e muito na construção de usinas hidrelétricas, mas este montante caso fosse usado no incentivo para a produção de energia através das fontes renováveis, destacando a energia eólica, apesar de apresentar elevados custos para implantação, instalação e construção dos “parques eólicos”, tendo uma pequena manutenção, devido nossa enorme costa litorânea, critério de maior e importante característica para execução do novo sistema.

É claro que isto não irá ocorrer de forma rápida e instantânea, seria bom demais para o desenvolvimento da economia brasileira em longo prazo. Porém esta reformulação caso ocorra trará um enorme avanço ao setor de eletricidade no país, destacando-se a nível mundial. Outra questão que leva a um grande e importante impasse ao governo e a sociedade civil, refere-se a consciência ambiental. Produzir energia limpa e renovável é marco fundamental para evitar num futuro próximo, a degradação do meio ambiente (que já está ocorrendo), projetando simultaneamente segurança energética ao país, melhoria na qualidade de vida da população, e, indiscutivelmente aumento na produção energética no Brasil de forma eficiente, duradoura e sustentável.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 logo rumadesign