Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

BRASIL! PERDA DO GRAU DE INVESTIMENTO ANUNCIADO PELAS AGÊNCIAS DE RISCO

A Fitch, agência de classificação de risco retirou no dia 16 de dezembro o selo de bom pagador do Brasil, considerado agora país especulativo por duas das três maiores agências do mundo, Fitch e Standard & Poor's.

O selo de bom pagador é o reconhecimento de que o país é um lugar seguro para investimentos e é exigido por boa parte dos bilionários fundos de investimentos e de pensões para que os gestores dos respectivos apliquem no país, via títulos de dívida de pública.

O Brasil já não está mais nessa condição, desde os rebaixamentos.

Muitos investidores sairão em busca de outros países que detenham grau de risco recomendado pelas agências. Essa circunstância incorporada em seu bojo um ciclo sistêmico que afeta o país e a sociedade, a saber:

1) Com a fuga de capital é recorrente que o governo eleve ainda mais os juros (SELIC) para, dessa forma, atrair capital.
2) A providência, automaticamente, faz crescer o custo da dívida pública, reduzindo, assim, a disponibilidade de capital para os demais gastos do governo.
3) A fuga de capital externo, paralelamente, atinge o Dólar, valorizando-o e, consequentemente, inflaciona o Real, tirando poder de compra dos importadores e da população.
4) A alta dos juros impacta as linhas de crédito, reduzindo ainda mais a demanda das já sofridas pessoas físicas e das já combalidas pessoas jurídicas.
5) Menor arrecadação de impostos por parte do governo representa risco de incentivo para o aumento da carga tributária.
6) Aumentos na carga tributária desmerecem referências, pois os brasileiros já são calejados desse sentimento.

Florianópolis, dezembro de 2015.

ORDEM DOS ECONOMISTAS DE SANTA CATARINA - OESC


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 logo rumadesign